A “política do pão e circo” era estratégia que o governo de Roma usava para que a população não reclamasse e a situação de exclusão e desigualdade não acabasse determinando a realização de revoltas. Para isso o governo romano realizava grandes espetáculos, nos quais a população plebeia gastava parte de seu tempo assistindo a disputas esportivas e a lutas entre os gladiadores. Esta estratégia funcionou muito bem naquele tempo e hoje continua acontecendo.
Vejamos um, de vários casos, neste século XXI:
A Prefeitura de Guamaré gastou R$ 280 mil para contratar o show da banda Araketu para o carnaval de 2011. Contratou o cantor Ricardo Chaves que embolsou dos cofres públicos de Guamaré R$ 187.500.
Em quanto isso, Guamaré está ao Deus dará. Problemas sociais constantes, que me parecem, não serão resolvidos tão cedo. Há pouco tempo uma escola da cidade deixou de funcionar por não pagar a conta de energia elétrica.
Pode isso?! Pode sim. Quem não sabe escolher pelo voto, e até quem não escolheu o prefeito pelo voto, paga o preço do erro. E o valor ó! É muito alto.
Ô povo sem consciência!