Penso, logo escrevo

As informações são valiosas, mas o conhecimento constitui um saber

Blog

A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro

Todos estão preocupados, mas consigo mesmo. Olhamos, tão somente, para nosso próprio umbigo — essa autopreservação é instintiva — na tentativa de mantermos vivos, assegurar nossa sobrevivência. Contudo, e em certas situações, esta força instintiva deve ser controlada. É aí que entra o processo civilizatório no qual as regras de comportamento são necessárias para mitigar…

Fragmentos do ofício II – Mensagens do coração e do fígado

Em uma certa etapa da minha vida de professor tive vontade de saber quais seriam as opiniões dos alunos depois de um tempo de nossa relação (aluno-professor). Achava que aqueles que ficaram reprovados teriam opiniões não muito agradáveis sobre a disciplina de Química, ou mesmo sobre a metodologia que aplicava nas aulas; já os que…

Fragmentos do ofício I: questionamentos de mancebos.

Todos nós passamos por diversas crises das idades, cada qual com as suas peculiaridades. Na adolescência a sensação de imortalidade, a rebeldia e a contestação são forças que tornam as crises mais temperadas. Certa vez, uma adolescente ao olhar para meus primeiros cabelos brancos comentou que eu deveria pintá-los. — Por quê? — perguntei. —…

As pulsões de um pavio curto

Há caso, e em certas circunstâncias, em que conversar com certas pessoas, via comunicação digital, ou mesmo pessoalmente, não orna bem com a qualidade de vida. Principalmente se esta pessoa tem pavio curto. Essa gente, mal-educada, que não respeita espaços, com pouca compostura, que promove brigas, e até mortes, por motivos fúteis, parece se espalhar…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Assine o meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s