Não é de agora que se fala no fim do mundo. As empresas de entretenimento, os cinemas, há muito relatam isso. São várias produções cinematográficas que mostram os momentos finais. Têm uns que até são bem elaborados e outros que ultrapassam a linha do raciocínio lógico, e “fura” as leis naturais. 
A reportagem abaixo mostra os diversos filmes que relatam o fim do mundo. Por exemplo: ‘Melancolia’ (2011), ‘Procura-se um amigo para o fim do mundo’ (2012), ‘Impacto profundo’ (1998), ‘2012’ (2009), ‘O dia depois de amanhã’ (2004), ‘Guerra dos mundos’ (2005), ‘Independence day’ (1996), ‘Armageddon’ (1998), ‘Presságio’ (2009), ‘4:44 – O fim do mundo’ (2011), ‘Sunshine – Alerta solar’ (2007), ‘A última noite’ (1998). Confira AQUI
Contudo, sabemos que já ocorreram várias histórias geológicas da Terra: cenozoica, mesozoica, paleozoica e pré-cambriana ou arqueozóica. Nosso planeta já é demasiadamente velho, comparando com a pequena longevidade humana. Conforme se lê no site:
“Idade da Terra: Em 1654, um arcebispo irlandês calculou, com base em textos bíblicos, que a Terra teria se formado às 9 horas do dia 26 de outubro de 4.004 a.C. Hoje, sabemos que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos. O Big bang teria ocorrido há 15 bilhões de anos atrás; as Galáxias teriam se formado há 13 bilhões de anos; as Primeiras estrelas teriam surgido há 10 bilhões de anos; o Sol teria se formado há 5 bilhões de anos; e a Terra há 4,5 bilhões de anos”. (Fonte: http://planetario.ufsc.br/dados-sobre-o-planeta/).
Este pequeno planeta já passou por diversas transformações físicas, químicas e biológicas. Já passou por diversas catástrofes naturais que levaram a ser o que é hoje. Logo chegará à próxima catástrofe que, para mim, não é agora. 
Assim, como todo calendário chega ao fim, o nosso calendário é renovado a cada ano, pois ainda estamos aqui para criá-lo, o calendário da civilização maia também chegará ao fim, neste caso, amanhã, dia 21 de dezembro de 2012. Como a civilização maia não existe mais, não há calendário para ser renovado, até porque o ciclo chega ao seu fim na data aqui relatada. 
Portanto, a data 21/12/2012 e os dias que se seguem, serão como qualquer outro. A presidente Dilma Rousseff que o diga, já que ela posa para foto no qual aparece por trás dela o seguinte dizer: “O fim do mundo não existe”. (Confira AQUI).
Neste caso, caros amigos e amigas, tudo irá transcorrer, no dia ou após a suposta tragédia, como qualquer outro: você devendo ao cartão de crédito, querendo sair do juro e não consegui; o cachorro ainda estará correndo para pegar o gato, a sua namorada ou namorado perturbando; seus pais pedindo para você organizar seu quarto ou a casa; o rapaz do leite cobrando o real que você há muito não paga; as preocupações em ter que fazer provas ou trabalho para a escola ou na universidade; a defesa de sua tese ou monografia, a produção do artigo ou  a finalização do seu TCC, etc, etc e etc…
No final das contas, é o mundo de quem está apertado (“aperriado”, apoquentado) que irá se acabar. Contudo, se este for muito forte, resistirá as catástrofes mentais (de quem deve muito, ou de quem tem muito o que fazer) e estará sã e salvo para passar novamente por estas emoções. Que assim seja!