Por Erika Vanessa da Silva Medeiros*
Não muito diferente de outras questões, a ideia preconcebida que a maioria das pessoas tem sobre o nordestino é errônea e vem causando polêmica em algumas redes sociais, assim como vem distorcendo a opinião das pessoas com filmes e novelas.
É concreto afirmar que muita gente acha que os habitantes do Nordeste ainda vivem no meio do mato, cercados de índios e falando numa língua completamente estúpida. Recentemente uma estudante de direito falou com muita arrogância que “os nordestinos não são gente” e “matem um nordestino afogado!”. O fato repercutiu bastante na Internete a fez pagar o preço.
Um modo muito eficaz de iludir a maioria das pessoas é na televisão e no cinema. A imagem do nordestino é transmitida como um pobre morto de fome que emigrou para as capitais em busca de trabalho. E na realidade eles vão sim, atrás de emprego e de uma oportunidade melhor pra viver.
O Nordeste avançou bastante e hoje não há necessidade de deixar sua terra natal e mudar-se para outro local. Entretanto, algumas pessoas ainda têm esse preconceito de que os nordestinos são índios e não merecem valor.
Toda pessoa que batalha por uma oportunidade melhor é digna de valor. Essa visão errada só pode ser mudada quando observarem a verdadeira realidade do Nordeste e toda a inteligência e esforço do nordestino.
* Erika Vanessa da Silva Medeiros é aluna do 3ºano do ensino médio do turno matutino do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV)