O grupo Fanáticos da Química* estará apresentando a peça “O Cabaré Químico” no próximo dia 19 no Dix-Huit Rosado às 19h30. Os ingressos estarão a venda no Teatro Dix-Huit Rosado ao preço de R$ 10,00 (inteira). Estudante, com carteira de identificação estudantil, terá desconto de 50%, pagará R$ 5,00 (meia).
Leia a sinopse:
O Cabaré Químico.
Nesta peça o grupo faz uma leitura pessoal da história de Mossoró. Nesta vários fatos marcantes e oficialmente registrados e cultuados na sociedade Mossoroense são contados ao lado de outros, conhecidos oralmente e pouco divulgados, como o famoso cabaré de dona Bilíca, recanto de prostituição mais famoso da região, por onde passaram praticamente todos os poderosos do século passado e também milhares de pobres anônimos; o beco das frutas, local boêmio da cidade, o beco do pau não cessa, zona de baixo meretrício da cidade e a devoção a santa padroeira da cidade, Santa Luzia.
A junção dos fatos históricos cultuados com os anônimos é feita pela figuras pitorescas e históricas da cidade, ou seja, um bêbado (Miolo), um valentão nascido na cidade (Zé de bereba), duas prostitutas anônimas (Shirley e Bereba), a dona do cabaré (Bilíca) um político puxa saco (Rodofinho), uma policial autoritária (Damiana), um trabalhador da cidade (Cíço de Préa), uma patricinha filha de um famoso coronel (Madalena) e um garçom que serve a todos com pedidos que são na verdade experimentos químicos.
As evoluções dos fatos (cenas) ocorrem com o bêbado relembrando estes, para tentar conquistar a atenção de uma prostituta que, astuciosamente, para se negar a atendê-lo diz que naquele cabaré, finíssimo, as mulheres têm que ser conquistadas com histórias. Na apresentação das lembranças do bêbado são incluídos efeitos lúdicos marcantes, trazidos como pedidos de bebida do bêbado e que se tornam a grande atração do espetáculo.
Conheça um pouco sobre o grupo:
* O grupo Fanáticos da Química, fundado em 2001 no Departamento de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em Mossoró, dedica-se a criação e apresentação de shows e peças teatrais envolvendo efeitos lúdicos. O grupo utiliza experiências de química para dar efeitos especiais às cenas da peça teatral, assim, ao mesmo tempo em que a peça entretém o público, aspectos das ciências são ensinados por meio das explicações desses experimentos.
As explicações são feitas no próprio texto da peça, em discussões sobre as peças que ocorrem após as apresentações. O grupo Fanáticos da Química, tenta explorar as relações entre as ciências e as artes para que estas duas culturas possam conferir uma à outra, conteúdos, metodologias e linguagens que convirjam na construção de um processo pedagógico mais amplo e faça com que o publico reflitam sobre os conhecimentos adquiridos.
Sítio do grupo: http://fanaticosdaquimica.blogspot.com/