Conheçam os estudantes que são “o calo no sapato do governo”. Desta feita, destaco o COMEM (Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró). Uma turma de prestigiados estudantes, fazendo história, e, ao mesmo tempo, lutando por uma educação de qualidade. 
O COMEM já é destaque na mídia jornalística local. Apesar de suas ações se concentrarem na cidade de Mossoró/RN,  tendo como alvo o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o movimento já tem até respaldo de luta, nas rede sociais, de estados vizinhos e até de estados mais distantes do RN. 

“O COMEM é a vacina contra os vírus governistas que promovem a doença na educação”.

CARTA PARA IMPRENSA

Norte-rio-grandenses, cansamos de ver a educação ser algo invisível para a sociedade, principalmente para os políticos, por isso, ontem, no dia 16 de junho de 2011, o Comando de Mobilização Estudantil (CME) resolveu ocupar 12º DIRED em Mossoró. A ocupação é uma forma simbólica de sensibilizar as pessoas para que vejam as inúmeras necessidades que precisam, imediatamente, ser solucionadas a fim de que a educação do Estado melhore.

Fazem parte do Comando de Mobilização Estudantil estudantes da UERN, UFERSA, Escolas Públicas e Particulares. O grupo é aberto para que os estudantes que estão preocupados com a Educação do Estado e do país. Convocamos a sociedade para debater e lutar em favor da educação de qualidade para todos os potiguares.

Durante as nossas reuniões de Comando, decidimos ocupar o prédio da DIRED. A ocupação foi pensada para um prédio que não se restringisse somente a UERN, pois acreditamos que existem reivindicações estudantis de competência do Estado. A ocupação do prédio objetiva-se pressionar o governo para abrir um canal de diálogo entre os estudantes e o Estado, já que até o momento isso não vem ocorrendo.
Durante as assembléias dos estudantes da UERN, decidimos quais as prioridades para Universidade e para o desenvolvimento da educação do Estado. Acreditamos que a precariedade da educação brasileira está relacionada com os investimentos feitos na educação, no Rio Grande do Norte não é diferente. No ano de 2011 foi contingenciado em mais de 50% a verba destinada à UERN. A UERN está cada vez mais defasada, sem estrutura e agora sem verba para se manter.
A partir disso os estudantes da UERN deflagraram greve no dia 30 de maio de 2011 para exigir condições básicas de estudo na Universidade. A situação na Universidade está insustentável, pois mesmo sem greve os alunos da UERN não têm condições de assistir aulas. As nossas reivindicações são: Descontingenciamento da educação da UERN; Suplementação de 4,3 milhões para assistência estudantil; Aprovação de uma Lei que proíba o contingenciamento orçamentário na educação; Implementação de um plano estadual de educação que garanta melhorias nos investimentos.
A meta do Comando de Mobilização Estudantil é desocupar o prédio somente quando o governo abrir um canal de diálogo direto com os estudantes e que nossas reivindicações sejam garantidas pelo Estado através de um documento assinado pela governadora, Rosalba Ciarlini, e a pela Secretária de Educação, Betânia Ramalho.
Aproveitamos a oportunidade para solicitarmos o apoio dos estudantes e de toda a sociedade ao nosso Movimento em defesa da educação.
Comando de Mobilização Estudantil (CME)


CARTA AO GOVERNO

Exma. Senhora

Rosalba Ciarlini Rosado,
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
MOSSORÓ, RN.

Senhora Governadora:
O Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) vem, por meio desta nota, expressar total repúdio à decisão do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, utilizando-se de autoritarismo e truculência não acatando a reivindicação de comparecer a 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) de Mossoró/RN, inviabilizando o diálogo e impedindo as negociações com os representantes do COMEM, em relação à desocupação do recinto.

Como é de conhecimento de Vossa Excelência, há algum tempo o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) tenta negociar suas pautas com o Governo do Estado, não obtivendo êxito. Sendo assim desta maneira, o comando, através de uma assembléia geral realizada no dia 20 de junho, decidiu por unanimidade recusar a proposta do Governo do Estado de somente iniciar às negociações após a desocupação da 12° DIRED de Mossoró/RN.

Nós, o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), reiteramos que, apenas desocuparemos o restrito órgão, somente quando o governo vir até o mesmo dialogar com os estudantes, e se esse diálogo resultar em acordo benéfico para o segmento estudantil.

Solicitamos ao Governo do Estado uma resposta até as 16h00min hrs (dezesseis) horas de hoje, 21 de junho, em relação ao dia e horário que a Exma. Sra. Rosalba Ciarlini Rosado poderá vir até a 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) de Mossoró/RN dialogar conosco.

Comunicamos que, ao chegar o horário estipulado, e nenhuma resposta houver chegado, ou se vir e esta ser intransigente, autoritária e radical, no sentido de não dialogar durante a ocupação, adiantamos que também tomaremos medidas de desconforto para ambas as partes, de tal maneira a suspender a habitualidade do funcionamento total da 12° DIRED, a partir de quarta-feira, 22 de junho, até o Governo rever sua posição autoritária e resolver dialogar com os estudantes no local de ocupação, isto é, na 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) de Mossoró/RN.

Atenciosamente,
Mossoró-RN, 21 de junho de 2011.


Fotos do grupo:





Nota do blog: Material gentilmente cedido pelo COMEM.