Fiz algumas verificações nos bueiros aqui próximo ao bairro Doze Anos, em muitos deles constatei materiais que bloqueavam a passagem de águas. Por sorte as chuvas deram uma trégua. Entre boca de lobo e bueiros, a que mais me chamou atenção foi o bueiro que fica na frente do supermercado Hiper Bompreço (Supermercado da rede internacional de bandeira da Walmart) instalado na Lagoa do Bispo, localizada atrás do Colégio Diocesano Santa Luzia. Lá constatei muito lixo jogado e/ou trazido pelo vento servindo de obstáculo para passagem das águas.

Quem se lembra do último alagamento naquela região? Pois bem. Vou lembrá-lo. O caso (um dos mais graves, por sinal) citado foi registrado na tarde de domingo, 03/01/2010, onde uma forte chuva, apesar de rápida, conseguiu causar transtornos aos moradores daquela região (foto a cima). Esse alagamento teve conotações de falhas tanto pelo supermercado como pela própria prefeitura. Além do mais, a população não procura se educar ecologicamente. É necessária uma atitude ética para que possamos evitar maiores problemas a nós mesmo e aos outros.

Acredito que se seguirmos o conselho de Paul Hawken (“Deixe o mundo melhor do que encontrou, não pegue mais do que precisa, tente não prejudicar a vida ou o meio ambiente e, se o fizer, faça os reparos necessários”) conseguiremos viver no mundo melhor quando cuidamos de todo o planeta. 

Siga o lema:  Pense global e aja local.