Mossoró tem a segunda maior caverna do Estado. Furna Feia (nome provisório), Parque Nacional com mais de 20 hectares, esta localizando entre os municípios de Baraúnas (abrangendo uma pequena parte) e de Mossoró. Diante da grande importância dessa área a prefeitura realizou no dia 15 último uma reunião, na Biblioteca Ney Pontes Duarte, com grupos de interessados que possam promover apoio para acelerar o projeto que torna o Parque apito a visitas turísticas.

Segundo informação do Jornal O Mossoroense, estavam presentes ao local: “Câmara Municipal de Mossoró (CMM), como a vereadora Cláudia Regina, a secretária de Meio Ambiente de Baraúna, Madalena Pereira, além de Darci Santos, representante do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, do Instituto Chico Mendes, que cuida do desenvolvimento do projeto”. Ainda estavam presente e garantiu o apoio Entidades como a Petrobras, a Uern e a UFRN.

Furna Feia, abrange “espaço superior a 20 hectares, parte dele já demarcado como Área de Reserva Legal, situado no assentamento Eldorado dos Carajás II, a 35 quilômetros de Mossoró. Até agora espeleólogos do Instituto Chico Mendes já catalogaram 68 cavernas e a estimativa é que o parque possa receber cerca de seis mil pessoas por ano” diz manchete do mesmo jornal.
Esperamos que o governo da cidade agilize na proteção e recuperação do local a fim de evitar mais destruição, pois alguns transeuntes já picharam paredes internas da caverna.