Pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que 1 em cada 4 brasileiros acreditam em algo parecido com o mito de Adão e Eva. Para estas pessoas Deus criou o homem há menos de 10 mil anos. A pesquisa registra ainda que a maioria dessas pessoas crê em Deus e em Darwin (cientista naturalista britânico defensor da evolução e responsável por vários escritos sobre a seleção natural). O Datafolha relata que 59% das pessoas acreditam na evolução humana (no darwinismo) apoiado pela essência divina; 8% das pessoas acreditam no darwinismo sem a interferência divina.
Segundo o Datafolha, a crença no Adão e Eva (no Paraíso) cai na medida em que as pessoas aumentam a renda e a escolaridade. Quanto mais letrado mais ocorre às dúvidas no processo divino.
A pesquisa registra ainda que “Quando se acrescentam dinheiro e instrução, a proporção dos darwinistas puros mais do que dobra do menor para o maior estrato. Entre os que acatam a evolução sob gerência divina, o aumento é mais modesto: fica entre 15% (renda) e 20% (escolaridade).O Datafolha ouviu 4.158 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.”
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0204201010.htm – Acesso só para assinante uol e/ou da Folha de São Paulo).
(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0204201010.htm – Acesso só para assinante uol e/ou da Folha de São Paulo).