Em Mossoró (RN) encontra-se a maior caverna do Estado. A descoberta está sendo espalhada nos quatros cantos do país. Um grupo de Espeleólogos de Minas Gerais e São Paulo, em pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estão rastreando as principais cavernas do Brasil.
No início do ano este grupo de estudiosos estiveram aqui para realizar estudos sobre a caverna. A Furna Feia, como é conhecida (nome provisório), está localizada no muníciopio de Mossoró dentro da área de preservação da antiga Fazenda Maisa. Esta caverna já está mapeada e cadastrada na Rede Nacional de Espeleólogia. Contudo, não está inscrita como ponto turístico. Sem o devido cadastro, as visitas estão sendo realizadas sem controle.
Há indícios de depredação (pichação) por algumas visitantes que passam por lá. É de grande urgência que sejam tomadas providências para que o Estado, e em particular, a cidade de Mossoró, cuide desse belo local e que sirva de ponto turístico ecologico.
Segundo algumas informações, o que posso passar sobre a caverna é que:
“Com cerca de 800 metros, o interior da Furna Feia impressiona. As formações rochosas indicam que aquele local já foi um condutor de água, por onde passou algum rio, há séculos atrás. Apesar de ter o nome de ‘feia’ a furna de Mossoró encanta pela variedade de formações rochosas, estalactites, estalagmites, travertinos, pérolas da caverna, escorrimentos. Todos os nomes estranhos ao conhecimento popular representam desenhos que se formaram com o passar dos séculos, e que torna a Furna Feia não só a caverna mais extensa do Estado, mas também uma das mais belas entre as 58 cadastradas na Rede Espeleo Brasil, a Rede Nacional de Espeleologia, que têm cadastradas 4.500 cavernas no Estado, e mais de 1.200 mapas digitais.” (fonte: Jornal Tribuna do Norte)