Aí que interessante!!! Li em um livro, “Escrever melhor”, que aquela famosa chamada do Telecurso 2000 (exibido pela Rede Globo de Televisão) “Se liga na revisão” [destaque nosso] tem dois tropeços [lêia-se: erros], como diz a autora. Ela afirma que a emissora troca alhos com bugalhos.
Veja a explicação:
“O tu e o vós derivam do presente do indicativo. Mas esnobam o –s final. Mais simples, as outras pessoas não dão trabalho. Saem todas do presente do subjuntivo – sem tirar nem pôr. Veja o exemplo do verbo estudar:
Presente do indicativo:
eu estudo, tu estudas, ele estuda, nós estudamos, vós estudais, eles estudam.
Presente do subjuntivo:
que você estude, que nós estudemos, que vós estudeis, que eles estudem.
Imperativo afirmativo:
estuda tu, estude você, estudem nós, estudai vós, estudem vocês.”
Observando a frase do Telecurso 2000: Se liga na revisão; Encontra-se o erro. Observe a explicação da autora nesta frase bastante conhecida e que encontramos erros:
Erro: Diga-me (você) com quem andas (tu) e te (tu) direi quem és (tu).
Certo: Dize-me (tu) com quem andas (tu) e te direi quem és (tu).
Erro: Se liga na revisão.
Certo: Se ligue na revisão (você)
Certo: Te liga na revisão (tu)
Bora doutor!! blza? Olha o filme aí:“Promovemos uma mercadoria e somos a mercadoria que promovemos” (Zygmunt Bauman – Vida Para Consumo).NA NATUREZA SELVAGEM:Muitos se acomodam com a vida que tem. Outros apenas a vêem passar e se lamentam, e nada fazem para buscar novos rumos. Christopher McCandless, um jovem sonhador, quer mais da vida do que ela tinha reservado para ele. “Fugir” um pouco da sociedade cruel e minimizadora que o cerca. “Perdemos toda nossa saúde para obter dinheiro. Ao fim da vida, perdemos todo nosso dinheiro para ter saúde”Intrigas, hipocrisias e consumismo exacerbado são coisas que Christopher abomina. Então, como (quem sabe?) último recurso para viver dignamente, longe dessa sociedade envenenada, ele resolve abandonar seu lar, abandonar sua família simpsoniana, e partir em busca de coisas que realmente lhe mostrem senão o sentido da vida, pelo menos uma razão pela qual viver.O filme será exibido no próximo sábado, 02/05. Às 19:00h, na Sala Agreste, do Hotel Villa Oeste. Com o debate logo em seguida.
CurtirCurtir