Conta a história que na época da idade antiga existia um bispo chamado Valentim que lutou contra as ordens de Cláudio II (general e imperador romano provavelmente no ano 214), este havia decretado a proibição de casamentos em tempos de guerra. A medida procurava evitar que os soldados tivessem qualquer contato com a vida conjugal, haja vista Cláudio II pensar que os combatentes estariam mais aptos a guerra solteiros.
Valentim recusou seguir as ordens de Cláudio II continuando a realizar os casamentos. Cláudio II sabendo do descumprimento das ordens envia soldados para prender Valentim e abrir o processo de julgamento que o levará a execução. Em sua prisão, antes das ordens de execução, vários jovens levavam flores com cartas reafirmando a fé no amor. No período em que ficou na espera da sentença, Valentim se apaixonou por uma jovem cega, filha de um carcereiro, na qual a curou da cegueira. Valentim, apaixonado, escreveu carta de adeus para ela na qual assinava como “Seu Namorado” ou [segundo alguns historiadores] “De seu Valentim”. O bispo foi executado no décimo quarto dia de fevereiro.
“Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte – 14 de fevereiro – também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade” (Disponível em: http://www.esoterikha.com/dia-dos-namorados/historia-do-dia-dos-namorados.php).
“No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin — que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados”. (Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados).